A ventosaterapia é tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, o sangue inflamado e o foco da lesão para “ fora do corpo “, ato que produz trocas gasosas resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação e limpeza de toxinas do sangue e do músculo.
A técnica de Ventosaterapia pode ser aplicada de forma estática ou dinâmica. Através do movimento em direção às fibras musculares, é possível realizar o relaxamento da musculatura. E com a aplicação estática, podemos, por exemplo, desmanchar um trigger point (pontos gatilhos ou pontos de tensão muscular).
Principais benefícios :
- Alívio das dores;
- Desintoxicação do organismo
- Eliminação da tensão muscular;
- Estimulação dos pontos da acupuntura;
- Melhora da oxigenação dos tecidos;
- Relaxamento dos músculos;
- Sensação de bem-estar.
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Relaxar e acalmar o corpo
O tempo de duração varia entre 5 e 15 minutos. O número de sessões e o intervalo entre elas variam de acordo com o objetivo terapêutico de cada caso.
Contraindicações da Ventosaterapia
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
• Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
• Varizes;
• Feridas;
• Febre;
• Fratura no local a ser tratado.
Algumas situações que não são contraindicações absolutas mas que necessitam de mais atenção ao usar este tipo de tratamento são: pessoas com pressão alta descontrolada, logo após praticar exercícios e sua aplicação em áreas que não tenham uma boa camada muscular, tendo mais extremidades ósseas proeminentes.